quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mate: Bebida típica Argentina

O mate é o mesmo que no Brasil se chama chimarrão ou tereré. A erva utilizada no mate é de uma árvore presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. É rico em vitaminas e minerais, tem de vários sabores, do doce ao amargo.  Auxilia na digestão e produz efeitos anti-reumático, diurético, estimulante e laxante.
É um item que nunca falta na casa de um argentino, e les gusta mucho, todos aqui tomam desde criança ao adulto, em uma roda de amigos, no café da manhã, no chá da tarde, depois de jantar, aqui não tem hora para tomar mate enquanto charlan (conversam) com amigos. 
O recipiente que se toma o mate, normalmente é uma cabaça, no entanto também há recipiente de vidro, madeira e plástico. Se é de cabaça ou madeira tem que curar primeiro o recipiente, ou seja deixa-lo com a erva usada e água durante 24 a 48 horas e a preparação do mate requer todo um ritual. O mate é sugado por uma bonbilla.





Como gostamos de aproveitar tudo que a cultura argentina nos oferece, também temos um cabaça, note no detalhe que a bombilla tem uma pedra Rodocrosita.
Seu gosto é parecido ao chá, porém quem nunca tomou um mate, é bem provável que não goste muito do sabor no inicio. Eu particularmente tomo porque é energizante.








Nenhum comentário: